"Ao fim das crônicas conheça os poemas do autor"

...

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

“MEU CARO AMIGO”

          Fiquei surpreso ao vê-lo na campanha do PT, na televisão. Ao contrário da candidata que a cada apresentação surge saudável, exibindo cabelos e guarda-roupas caríssimos, se empenhando em demonstrar que no Brasil está tudo maravilhoso, você, na sua mensagem eleitoral não parece muito convicto; está um tanto abatido. Foi o que me pareceu na sua primeira manifestação de apoio à candidata. Fiquei constrangido ao vê-lo, com aquele semblante, falando mensagem patética sobre o que já não é a mesma realidade dos anos 60.
         “Quem te viu e quem te vê”... Aquele partidão cheio de promessas e soluções honestas para o país e que empolgava a todos nós, meu caro amigo, há muito deixou de existir. É hoje uma teia onde crescem a corrupção, a interminável lista dos afilhados partidários (veja quantos ministérios!), os desvio de verbas, os enriquecimentos ilícitos de alguns privilegiados próximos do poder, as obras superfaturadas ou que ficaram pelo caminho, e outras “maracutaias” que a aranha rainha tenta manter a todo custo, apresentando um pais “de Alice”, devorando tudo e todos contrários ao seu projeto de país “onde tudo é perfeito, todos estão felizes, não falta nada, inexiste a miséria, e os serviços básicos de segurança, saúde, transporte, são todos de primeiro mundo, tudo “padrão FIFA”.
         Como um “Sabiá” que faz seus voos distantes, mas volta sempre, notei que o caro amigo está sempre viajando, principalmente em razão da sua atuação atual de escritor. E, imagino que pelo amor que você tem ao país, calcula que “aqui na terra, tá todo mundo feliz, jogando futebol”! A verdade não é esta... O futebol é o que ainda salva quem pretende ter uma boa oportunidade por aqui, daí a razão de tantas escolinhas, onde a criançada sonha com a sua oportunidade...  Já na MPB, onde você pontuou por muitos anos e é sempre lembrado pela luta política, a vez agora é das duplas sertanejas que estão  “nadando em dinheiro”... Já para o jovem que estuda e se prepara para não se tornar um simples “Pedro Pedreiro” na vida, restou, o concurso público, principalmente para polícia. E, lá vão eles, concursados, e cheios de ideais, combater os “Pivetes”, que, sem maiores oportunidades, acabam nas mãos dos traficantes, das milícias ou dos maus policiais, matando ou morrendo pelas mãos dos neo policiais ou neo delegados...
         - Pois é, “Meu caro amigo”, o tempo passa, mas o patriotismo continua para sempre como uma “Tatuagem” gravada no nosso peito de jovem sonhador... Daí, a razão da minha estranheza com o fato de você aparecer nas propagandas políticas apoiando a “presidenta”. Pois, no momento, o que mais conta é tirarmos do governo, democraticamente, um partido que já deu a péssima demonstração que quer se perpetuar no poder, sem se importar com a ética ou a honestidade. A impressão que o “caro amigo”, intelectual de ponta atualmente no país, é a de alguém que ficou bastante tempo em coma, totalmente alheio ao cenário político. As maracutaias do PT, no Mensalão, por exemplo, que o “poderoso chefão” – alguns chegam a blasfemar, chamando-o de “Deus”, querendo erguer-lhe estátua – ignorou solenemente, levando os “cumpanheiros” para a cadeia. Mais recentemente, os crimes praticados por agentes do PT em benefício do partido, contra a nossa maior empresa, a PETROBRÁS. Desta feita a “presidenta”, a despeito de cargos ocupados na empresa durante anos, nada sabia, nada viu...
         - Meu caro amigo, “as coisas por aqui estão pretas”, como você pintou, um dia, num alegre samba, mandando notícias do Brasil, numa época em que vivíamos marcantes momentos de intensos impulsos patrióticos, que a sua música ajudava a amenizar. Hoje, os tempos são outros, O que parece ser, já não é mais. Permanece o amor pelo país. A democracia tão sonhada sempre é hoje uma ditadura disfarçada, que até ameaça com censura à imprensa, logo que ganharem as eleições. Ganharem? Por acaso existe quem queira continuar por mais 4 anos com o  desgoverno que aí está? Procure se inteirar mais, meu caro amigo, e receba o meu abraço!  

Nenhum comentário: