"Ao fim das crônicas conheça os poemas do autor"

...

quarta-feira, 3 de julho de 2013

O CIDADÃO E A FARSA DO PODER


O governo está brincando... Enquanto o povo na rua protesta, exigindo coisas imediatas e essenciais, existentes em qualquer país, como a boa educação pública (onde o filho da empregada possa estudar ao lado do filho dos patrões); saúde “padrão FIFA”, para acabar de vez com a tragédia dos hospitais públicos, onde pacientes morrem na porta, antes de serem atendidos por falta de vagas ou de equipamentos básicos para o exercício de uma boa medicina; sistema de transportes que dê melhores condições financeiras e de segurança aos motoristas de caminhões, que hoje se encontram nas estradas, reivindicando melhorias; segurança pública, para tranquilizar a família brasileira que a todo dia, vê seus filhos, - que estudam ou que já se formaram - serem executados por criminosos que matam como se estivessem brincando; e menores ou ex-menores, que um dia já foram “aviões” do crime, beneficiados por uma lei ultrapassada, que o governo insiste em ignorar. Governo que, ao invés de atacar com pressa problemas necessários e imediatos que toda a população clama por soluções, e outros tão graves quanto aqueles, como a exagerada corrupção, os desvios do dinheiro público, as cadeias entulhadas de presos como “sardinha em lata” - uma vergonha nacional! A despeito de tudo isso, o governo, travestido de imperador romano, toca sua harpa alucinada e se extasia diante dos colossos por ele criados, a custa de gastos astronômicos, ignorando os clamores do povo.  Depois que os jovens das redes sociais levaram multidões à rua para protestar, dá para se notar a reação dos representantes do povo, em razão da pressa com que deputados e senadores desengavetam projetos guardados por muitos meses e anos e, que, por algum motivo escuso, só agora chegam ao consenso e à resolução...
Enquanto isso, feito o mais snob dos intelectuais que busca sempre utilizar-se de palavras eruditas para mostrar a sua pretensa sabedoria, (modo com que procura iludir pacatos ouvintes ou leitores), o Governo “tira onda” de bom moço e oferece ao povo um PLEBISCITO. Sim, plebiscito, coisa com seria certamente beneficiado, pois teria como certos preciosos meses para urdir novos planos, para engabelar seus clientes fiéis: aqueles que nem querem mais trabalhar, por causa do “bolsa isso”, “bolsa aquilo”  (até porque, na prisão, além dos Direitos Humanos, ele terá a sua ótima “bolsa detenção” garantida!).  Por isso, é permitido aos baderneiros que se infiltrem nas passeatas, fazendo quebradeiras, que nada tem a ver com o movimento. A farsa que querem nos impor, e até agora não conseguiram, seria demonstrar que o movimento surgido na Internet era o responsável pela baderna. Felizmente, deputados e senadores acordaram e estão bradando do alto da tribuna, em favor do povo brasileiro. Alguns velhos patriotas de outros combates. Muitos, de olho nos eleitores, visando as próximas eleições. Outros, com bem menos idade já conhecemos a sua luta como representantes do povo . Isto leva-nos a crer que ainda resta uma luz no fim do túnel, a despeito de eles catequizar-nos como se fossem os salvadores da Pátria. Só se for a “pátria de chuteiras”, como muitos consideram o país, onde qualquer um pode ser tratado como HERÓI, como alguns locutores muito bem pagos, enchem a boca para chamar; muito embora, alguns desses “heróis” na sua vida privada, deixem muito a desejar... HERÓI, é quem dá o seu sangue lutando pela Pátria... Pelo menos, foi esse o conceito que aprendi em no grupo escolar, com TIRADENTES, como símbolo maior!
O ruim de tudo isso é que, como diz o ditado,  “O exemplo vem de cima!” E, pelo país afora, ficamos sabendo que em menor escala, muitos políticos se locupletam dos seus mandatos, e brincam com o dinheiro público como se fosse propriedade sua, da sua família e da de seus amigos, travestidos de bons moços, de pastores e de tudo o mais que possa disfarçar a roubalheira... Mas, eu tenho fé que a luz no final do túnel que chegou com a garotada da Internet, não se apague tão cedo, para o benefício nosso, da Democracia e do BRASIL!