"Ao fim das crônicas conheça os poemas do autor"

...

quinta-feira, 21 de julho de 2011

NOITE DE LANÇAMENTO DO LIVRO “VIA INTERNET”

Boa noite!

Em primeiro lugar queria agradecer a presença de todos que atenderam ao convite.
Aqui estamos para a festa de lançamento de um livro. Porém, ela também é festa de confraternização, de recordação, de homenagem. Homenagem àquele que um dia criou, neste espaço, um sarau, uma reunião literária, uma fraternidade... Esta reunião, ou seja o Café Literário, existiu neste espaço sob o comando do poeta Antonio Roberto durante oito anos, sendo interrompida pela sua morte. Nós, seus amigos e seguidores, no entanto, resolvemos que a sua bandeira deveria seguir adiante e, com muita garra, demos continuidade, fazendo, durante algum tempo, reuniões em lugares inadequados, até ocuparmos os espaços atuais nos altos da Casa da Carne e no Centro Cultural Antony Garotinho.
A semente plantada com carinho pelo Lavrador das Letras em terra firme e aproveitando o bom tempo... germinou, e tem dado bons frutos nos campos de Campos dos Goitacazes. Poderia classificar o livro que ora apresento como fruto do movimento criado pelo poeta. E, o seu título poderia ser outro... Por exemplo: “A época do Café Literário”, “O legado de um poeta”, “Literatura versus Fraternidade” ou ainda: “O delicioso cheiro do talento”... Quando o escrevia, descobri que a comunicação atual – bem diversa daquela de antigamente da qual fala o professor Luciano Soares, no seu magistral Prefácio – poderia determinar o título do livro. Entretanto quem folheá-lo, página a página, descobrirá que elas estão impregnadas de recordações de um tempo aqui vivido;... cheias de lirismo e de doces sentimentos...
Além de destacar do blog Painel do Gurgel textos em forma de crônica e poesia, tive a idéia de incluir no trabalho a poesia de amigos. E, o resultado não podia ter sido melhor! Tudo o que de mais subjetivo e marcante na obra de cada amigo poeta eu busquei para embelezar ainda mais o livro: poetas de gêneros diversos e de diversas regiões, como o meu distante Nordeste. Quem viu, graças a Deus, gostou do resultado! A educadora Beth Araújo (que por motivo de saúde de parente não pode estar presente), achou bonito o meu gesto ao divulgar a poesia dos amigos, classificando-o de “Partilha da Solidariedade Poética”. Acredito que há muita bondade na expressão da nobre educadora. Prefiro acreditar que agindo assim estou consolidando a nossa amizade, interagindo conhecimentos literários, ao trazer ao público textos geniais de grandes amigos poetas.
Gostaria de finalizar esta apresentação com uma citação curiosa do poeta Vinícius de Moraes, que está circulando pela Internet, na qual ele diz: “EU PODERIA SUPORTAR, EMBORA NÃO SEM DOR, QUE TIVESSEM MORRIDO TODOS OS MEUS AMORES, MAS ENLOUQUECERIA SE MORRESSEM TODOS OS MEUS AMIGOS”.