"Ao fim das crônicas conheça os poemas do autor"

...

domingo, 7 de agosto de 2011

ATÉ A VOLTA.

- Não. Eu não acredito que você ainda queira ir por terra! Não tem cabimento. Gastar 40 horas numa viagem que poderia fazer em apenas 4!...
- É verdade...
- Pensa no conforto, Homem! No que você poderia fazer com o tempo economizado!
- Eu sei... eu sei...
- O conforto é fundamental na vida da gente. Por terra você chega todo descadeirado, com os pés inchados, enfadado, só quer pegar uma rede para descansar e recuperar o sono, porque eu sei que você não dorme na viagem!... Na viagem aérea, você se livra dos buracos... dos cochilos do motorista... choro de crianças... banheiros fedidos... um horror!
- É isso mesmo...
- E, por que essa dúvida toda?!
- O avião!
- Mas, você não já viajou de avião? (pausa) Tá certo que tinha pressa. Velório da mãe. Além do mais, o tempo naquele dia não estava nada bom. Teve turbulência, gritaria, mulher histérica... Agora, com todo mundo viajando de avião, acontecem essas coisas. Mas, avião é o meio de transporte mais seguro do mundo, meu irmão. Depois daquela viagem eu já fui ao nordeste mais de 10 vezes. Sem problema! Não quero outra vida!
- ... (silêncio da parte dele que fixa o olhar num ponto distante).
- Já sei, é problema de dinheiro, não é? Olha só que coisa boa: você não vai pagar nada! Já ouviu falar em “milhas”, não já? (ele confirma com a cabeça) Pois bem: aqui em casa agora todo o mundo economiza milhas e com as que já temos você pode até ir de graça. Voltar, também, se quiser!
- (Retornando da divagação) Sabe de uma coisa, mana: o que eu gosto mesmo é sentir o chão, a todo momento, cheiros diferentes... Sentir o chão quando o motorista anuncia nova parada. Gente que hoje em dia já faz o caminho inverso, buscando oportunidades que agora surgem no Nordeste... no Norte. Conhecer seus planos, seus sonhos, suas histórias...
Os acidentes podem até acontecer. Dizem ser muito maior do que nas viagens aéreas, mas, mana, viajar milhares de quilômetros por esse Brasil afora, vendo amanheceres magníficos lá fora, pessoas alegres e costumes diferentes, é tudo muito fascinante na viagem por terra. (Como caindo numa realidade) Claro que há estradas mal conservadas, motoristas esgotados e loucos no volante, que não podiam estar dirigindo, trazendo perigo para quem utiliza a estrada. Mas... um dia, o combate a isso será prioridade, e a viagem se tornará mais agradável, ainda. Até a volta, mana!