"Ao fim das crônicas conheça os poemas do autor"

...

sábado, 6 de fevereiro de 2010

A CRÔNICA INTERNÉTICA DE MOSSORÓ

Concordo que nem tudo é poesia na Internet. Mas, há algumas coisas que apenas ela é capaz de realizar. Por exemplo: um site onde você descobre empolgado tudo o que gostaria de saber, de rever, de “curtir” sobre a sua cidade. Provavelmente, quem lá resida não sinta tamanha emoção. Mas, para o filho ausente, a emoção é grande. E, o sentimento aumenta na quantidade de anos distantes.

Há muitos anos residindo no Rio de Janeiro, embora retornando periodicamente à “capital do oeste potiguar”, fiquei surpreso e ao mesmo tempo feliz quando a amiga Sulena, de Freirinho (que também já mora há anos no Rio) me falou do blog Azougue, criado por uma pessoa dinâmica chamada Caby. Qual a razão da minha euforia? Simplesmente, porque esse moço conseguiu reunir num blog tudo que se relacionasse à cidade, nos seus mais diversos aspectos. São notícias atuais, entrevistas, mossoroenses “out”, fotos do tempo “do bumba”, filhos da terra que acontecem, fotos comparativas da cidade, críticas, etc.

Na seção de fotos de pessoas e famílias da cidade, por exemplo, chamou-me a atenção as do casal Dr. João Monte e Dona Aldiva, pelas transformações causadas pelo tempo que, não obstante, não tirou do casal a antiga simpatia e cortesia tão suas... Os familiares de D. Odete e de D. América, viúvas de dois membros da família Rosado, a mais tradicional da cidade, e seus inúmeros herdeiros, dão uma demonstração da seriedade do trabalho do Caby. Acho até que, nesse empreendimento, falta mais apoio de outras famílias que, com fotos dos seus álbuns, enriqueceriam ainda mais essa crônica internética de Mossoró.

Adorei ver fotos antigas do Cine Pax, onde me viciei em cinema; do antigo pavilhão Vitória, na praça do Pax (essa, em linguagem atual, bem “jurassic”!) Me emocionei com os amigos Cizinho e Berício, que já partiram para o reino de Deus. Mas, ainda descubro inúmeros amigos e conhecidos na seção “Do bumba”, em mais de 300 arquivos pesquisados. O Grande Hotel (hoje mutilado, uma pena!) a Catedral, o Pax, o Caiçara (onde assisti a vários Fellini), a ponte sobre o rio Mossoró, tudo muito meu, muito minha infância, eu revisitei no blog do Cabi!

Eu fico imaginando mossoroenses que trabalham em plataformas de petróleo, na solidão do oceano, por exemplo, se deliciando e ao mesmo tempo se emocionando com essas visões da sua terra. Não sei se o cronista cearense que Mossoró adotou, Cláuder Arcanjo, que é um desses bravos trabalhadores, já teceu comentários sobre o blog Azougue.com. Certamente, com o seu talento, teria muito o que comentar. E, daí, quem sabe, outros amantes da Internet, ao tomarem conhecimento desse que é uma crônica informática da cidade de Mossoró, também não se animem a fazer algo semelhante sobre a sua cidade. Os filhos da terra agradecerão. Os ausentes, principalmente...