"Ao fim das crônicas conheça os poemas do autor"

...

sábado, 28 de fevereiro de 2009

VIA INTERNET

Nos anos 60, no Rio, fazendo refeições no Restaurante Calabouço enfrentei período de turbulência. Com o seu fechamento pelos militares, e o advento do AI-5, chegava ao fim aquela fase “mais branda” do movimento estudantil (narrado de maneira brilhante pelo escritor sanjoanense João Oscar, no seu livro “Juventude Vermelha”). Para mim, era o início de outra fase da vida, com a necessidade de trabalhar para me manter. Na época, o Jornal do Brasil dos domingos trazia enormes cadernos de classificados, com todo tipo de oportunidades. Num deles, descobri um edital da Embratel – Empresa Brasileira de Telecomunicações, que iniciando as suas atividades selecionava candidatos. Candidatei-me, passei na prova, e fui trabalhar como Operador de Telex Internacional.
Outro dia, eu li que o jornal tradicional, no seu formato de hoje, não duraria mais 30 anos. Não sei se foi isso, mas o certo é que eu parei de me preocupar em retornar a escrever crônica semanal na imprensa de Campos (escrevi para Monitor Campista, em 1999 e para o jornal O Diário, em 2006). Como sempre gostei de enfrentar situações novas, estou topando agora (um pouco pela insistência do meu filho Rodrigo!) fazer um blog para divulgar, entre outras coisas, as minhas crônicas, aproveitando os fabulosos recursos e a acessibilidade que a Internet oferece... Então, Rodrigo, aí está a minha primeira crônica para o “nosso” blog. Espero, com elas, fazer o que sempre fiz na imprensa local: falar sobre o cotidiano, agora com maior abrangência em razão do meio utilizado.

As mudanças tecnológicas acontecidas nas últimas décadas para facilitar a vida do homem, são tantas e acontecem com tamanha rapidez que muitas vezes nos assusta. Rodrigo, por exemplo, que é biólogo, preparou esse blog diretamente de Teresina, no Piauí, onde faz cursos de pós-graduação, o que justifica claramente o tão propalado conceito de “aldeia global”. Devo lembrar que essas duas palavrinhas mágicas não são tão novas assim. No final dos anos 60, diante do acelerado desenvolvimento da informática que veio transformar o mundo, cientistas e sociólogos proclamaram a nova realidade: uma imensa aldeia onde pessoas podiam se comunicar, em tempo real, com extrema facilidade...

Para mim, que vivi a euforia dos anos 60/70, seguidos por décadas menos criativas (para nós, brasileiros!) chegar aos dias atuais depois de tantas transformações – e suas conseqüências! – principalmente na área ambiental, com problemas que até parecem insolúveis, é sempre instigante opinar, muito embora assuntos existam que mais parecem ficção científica.

Publicado em 28/02/2009