"Ao fim das crônicas conheça os poemas do autor"

...

quinta-feira, 26 de abril de 2012

FALANDO DE BLOGS

O que é um blog? É um lugar na Internet onde você expõe as suas idéias para o mundo. Isso mesmo: para o mundo! Pode até ser que ninguém o acesse. Não importa, mas a chance de você ser lido em qualquer parte do planeta, é real! Quando o meu filho Rodrigo me propôs criar este blog, confesso que tive medo. Não das palavras que produziria, mas de um mecanismo que já em 2009, fazia girar esse mecanismo ultramoderno, capaz de enviar sua mensagem na mesma hora para qualquer lugar do planeta.
Em 1970 eu fui admitido na EMBRATEL, que fora criada no  país, indo trabalhar como Operador de Telex Internacional. Em tese, fazia o mesmo trabalho que a INTERNET faz hoje, sem a mesma tecnologia. O operador de telex completava ligações para diversos países, algumas vezes solicitando auxílio de terceiros (Italcable, Wui, Wud, entre outras companhias). Bem diferente do sistema atual onde, do conforto da sua casa você consegue, sem auxílio de ninguém, conexão no mesmo instante com qualquer parte do planeta, podendo ainda utilizar o recurso de imagem, desde que disponha de câmara acoplada ao seu micro...
Bom, eu comecei falando a respeito do Blog e acabei falando da minha experiência como operador de telex, que vem a ser um parente distante da atual comunicação Via Internet, que acabou interferindo em todos os meios de comunicação. Além disso, ela dá a chance de qualquer pessoa ser,  ao mesmo tempo, usuário e protagonista de fatos inusitados, ao colocar na rede seus momentos divertidos ou curiosos.
Quanto ao blog, em geral, é utilizado pelos seus criadores para expor suas idéias, questionando, divulgando pensamentos, o cotidiano do lugar, etc. Em Campos, por exemplo, tem excelentes Blogs, como o de Roberto Morais, o de Claudio Andrade, que tratam de política; o Historiar, de Helvio, Enockes e Leandro, que fala, basicamente, da história da cidade, o Estou procurando o que fazer, surgido após o fechamento do jornal Monitor Campista onde emitem suas opiniões, entre outros, Sergio Mendes, Jane Nunes e Rose Davi. A nossa Academia Pedralva, além do blog da entidade, criado pelo acadêmico Carlos Augusto de Alencar, também possui os blogs de Agostinho Rodrigues, de Roberto Acruche, e o Gurgeldapedralva. Na verdade, são inúmeros os bons blogs, podem ser visitados a qualquer hora, por qualquer usuário “urbi et orbi”... 
Como Campos, Mossoró também não foge à regra da modernização informática. O blog mais importante da cidade é o Azougue.com, do homem de comunicações que adotou o nome “internáutico” de Caby. O blog do meu amigo Caby permite a conterrâneos distantes, ausentes há pouco ou muito tempo, matar um pouco a saudade da cidade, já que oferece um Menu variado: “Do bumba”, “Mossoroenses-out”, “Entrevistas”, “Antigamente”, “Marcos”, “Identidade”, além das colunas do criador do blog e de outros bons cronistas locais.
Na verdade, o que vemos hoje em dia é a migração do jornal de papel para os mais variados tipos de blogs; é a modernização da Internet  nos obrigando a incríveis adaptações.  O êxito fica por conta do talento de cada um.