"Ao fim das crônicas conheça os poemas do autor"

...

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

RETORNO DO CAFÉ AO PALÁCIO

Na noite de 30.08.12, quando o Café Literário foi convidado a retornar ao seu espaço original no Palácio da Cultura de Campos, fiz o seguinte pronunciamento, para os que, emocionados, participavam da reunião:


Senhoras e Senhores,

A vida é uma sucessão de acontecimentos, pessoas, lugares. Vamos passo a passo, a cada dia, galgando os nossos bons e não tão bons momentos. Conhecemos lugares, pessoas, participamos de acontecimentos. Hoje, aqui no Palácio da Cultura, eu participo de um acontecimento memorável: A volta do Café Literário ao seu lugar de origem. Isto vem a ser o reconhecimento do belíssimo trabalho literário apresentado durante oito anos consecutivos por este grande homem que foi o poeta Antonio Roberto Fernandes.

No início da década passada, estava eu abalado pelos anos de padecimento e pela morte, em junho de 2000, da minha esposa Neli. Triste, melancólico com o acontecido, tive a chance de conhecer um movimento cultural em curso na cidade, onde pontuava o poeta Antonio Roberto, com seus poemas marcantes, seu carisma e a capacidade de aglutinar admiradores. O Café Literário do poeta foi a minha muleta, o meu amparo que ajudou a suportar perda tão grande... Dentro da Cultura local, o poeta foi uma pessoa que na sua imensa simplicidade conseguiu atrair para o seu "café" muitos amantes da literatura e da cultura, dividindo com todos seu conhecimento e sua alegria, no agradável encontro que era levado no Palácio da Cultura todas as quintas feiras.

Assim, foram 8 anos de grandes atuações, aqui e em outras salas da região, com importantes participações nacionais como Adélia Prado e Ferreira Gullar. Em determinada ocasião, tivemos o privilégio de acompanhá-lo ao Rio de Janeiro para receber um prêmio que o seu "sarau" havia ganho. Era assim, o Café do poeta. Café que, sob o seu comando, difundia cultura e descobria valores tantas vezes escondidos, nesta vasta planície goitacá.

Mas, tudo na vida acaba um dia e, como no dito popular, "o que é bom, dura pouco". O poeta que foi um ícone na cultura campista após um mês de padecimento num leito hospitalar, morre... deixando órfãos de poesia e de cultura nós, os seus amigos e admiradores, e por que não dizer, toda a cidade de Campos e o norte fluminense.

"O Café Literário morreu com o poeta!" Por algum tempo, a frase dita por alguém influente na cultura local, procurava (quem sabe?) acabar com o movimento criado pelo poeta. Apesar da convicção com que fora pronunciada, uma dezena de frequentadores daquele incrível sarau, mostraram que a realidade poderia ser outra... E, fizeram um pacto. Fariam novas reuniões em qualquer lugar, nem que fosse debaixo da ponte... Hoje, quatro anos após a morte do poeta, o novo café literário volta a ser convidado para retornar ao seu lugar original. E, com muito garbo, para mostrar a sua arte, aqui estão os antigos companheiros, os amantes das letras e da cultura, os familiares, todos para reverenciar o poeta Antonio Roberto e a sua obra que há tantos anos leva cultura e literatura, contribuindo para o saber e a alegria de todos, inclusive do próprio poeta que, lá de cima, certamente estará vibrando pelo auspicioso acontecimento. Salve Poeta!