"Ao fim das crônicas conheça os poemas do autor"

...

segunda-feira, 4 de junho de 2012

SERIA HILÁRIO, SE NÃO FOSSE EMBARAÇOSO

Uma manhã dessas estava me dirigindo à padaria para comprar o pão para o café da manhã quando, ao entrar no corredor da nossa vila que leva à rua, deparei-me com uma cena desagradável: uma jovem senhora segurando a corrente, controlava o seu cachorrinho que nervosamente buscava a melhor posição para fazer suas necessidades fisiológicas na nossa passagem:

- P.Q.P.! Bem em cima do hidrômetro! Fiquei nervoso e irritado por estar começando mal o meu dia e fui conferir a irregularidade... Assustada, porém zelosa com a saúde e o bem estar do seu pequeno e peludo amigo, a mulher esperou impassível pela minha chegada. Enquanto o pequeno animal continuava sua pesquisa do local farejando e rodando em torno de si mesmo, um tanto indeciso... teve uma hora que ele ficou na posição característica da evacuação canina. Foi quando eu cheguei próximo dela...

- Oh, minha senhora, aí, não! Por que não leva seu cachorro para fazer suas obrigações em outro lugar. Quer emporcalhar a entrada da vila!?

Parece que a essa altura, o cãozinho entendeu a situação e desistiu daquele esforço. A mulher, no entanto, tranquila e impassível me encarou:

- Emporcalhar, não senhor! Eu só ando prevenida! (A essa altura, eu notei uma folha de jornal e um saco plástico na sua mão).

- Não senhor! Cachorro meu não deixa sujeira na rua, porque eu tenho consciência que a limpeza tem que ser feita! Eu retiro a sujeira que ele faz todas as vezes que saímos para caminhar...

Mudando o tom da minha voz, diante das justificativas daquela educada senhora, busquei um argumento para a minha atitude:

- A senhora vai me desculpar, mas há de compreender como é desagradável pisar em cocô de cachorro bem cedo, não é verdade?

- Certamente, daí a minha preocupação em limpar as sujeiras dele e, às vezes, até de outros que encontre...

- Olha! Peço-lhe desculpas e dou-lhe os meus parabéns! Raramente a gente vê pessoas agindo assim como a senhora... Caminhar nas calçadas esburacadas, disformes e desniveladas como são as nossas e, ainda por cima, cheias de sujeiras de cachorro... encontrar uma pessoa com a sua atitude, parece até milagre! Eu que imaginava ter perdido o meu dia, por causa do seu cãozinho, acabei ganhando o dia com a sua conscientização. Afinal, nem tudo está perdido (pensei)... Parabéns!

Saímos: eu para a padaria; eles para a árvore mais próxima, onde o animalzinho ficou farejando o local. De longe, dando uma discreta virada e notei a senhora abaixada na louvável tarefa de limpar os excrementos do seu cãozinho, atitude que poucos que passeiam com seus animais de estimação pelas cidade ensolarada costumam praticar...