"Ao fim das crônicas conheça os poemas do autor"

...

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

FRENTE A FRENTE

Frente a Frente!!! A vinheta informa que está entrando no ar o último quadro do programa do comunicador campista Nilson Maria, pela Radio Absoluta de Campos. Depois dos quadros que falam do dia-a-dia, das noticias da TV, e do Encontro de Corações, ele encerra o seu programa vespertino com o quadro Frente a Frente, em que debatedores discutem assuntos importantes ou curiosos do dia. O número de participantes é variável. Vai do máximo de seis ao mínimo de um, quando, nervoso, o apresentador tem que se virar para dar conta do quadro, reclamando dos que “esnobam o fabuloso salário oferecido”...
Naquela segunda, Nilson Maria dá inicio a mais um Frente a Frente:
- Hein, professor Marcelo, qual a sua opinião sobre o assunto?... O professor, como de costume, inicia sua fala cumprimentando a todos: Boa tarde, Nilson Maria, Boa tarde, Dr. Carlos Alberto, Boa tarde, Dr. José Gurgel, Boa tarde, Dr. Ivan Granato, Boa tarde Nino Bellienny, Boa tarde ouvintes. Bom, eu acho... e dá a sua opinião sobre o tema. O apresentador vai em frente, querendo saber a opinião dos demais. Raramente ocorre unanimidade nas respostas. E, é essa diversidade de opiniões, muitas vezes acaloradas, que dá charme ao quadro.
Num intervalo, depois de debaterem entre outros temas, sobre as cotas nas universidades, o Dr. Carlos Alberto “Redondo”, do alto dos seus 70 anos, faz uma revelação:
- Vou fazer faculdade de jornalismo...
- Mas... como, doutor? Pergunta surpreso, ou por provocação, um dos debatedores.
- Vou! Vou sim! Enquanto tiver disposição e vontade de aprender, vou estudar!... Não vou ficar parado, não!...
Nino, que além de debatedor, também atua na mesa de operação, faz sinal para o apresentador do programa, informando que a última propaganda daquele intervalo está rodando e o som sendo reaberto para os debatedores. Como a conversa em torno do Dr. Redondo continuasse, Nilson apela, gritando:
- Gente, o programa está recomeçando! E, mais forte: Silêncio!!!
A próxima rodada de perguntas é iniciada por Nino Bellienny. De vez em quando algum debatedor manda abraço, dá aviso ou conta algo curioso. Naquele dia foi a vez de Nino narrar a aventura ocorrida com ele na sexta-feira à noite: ele e Gurgel, saindo do programa, foram assistir ao show de Elisa Lucinda, no teatro. Ao final, esperou a esposa que viria apanhá-los. No entanto, um defeito no carro obrigou-a a parar em frente ao Mercado Municipal. Resumo da ópera: Nino e Gurgel chegando ao local tiveram de empurrar o carro até onde as forças deram... A sorte é que o motorista do táxi que o casal tomou de volta para a casa, e que acabou reconhecendo a voz do radialista Nino, com seu vasto conhecimento, resolveu o problema mecânico do carro.
Naquela segunda-feira, em meio aos acalorados debates do Frente a Frente, a cidade tomou conhecimento da inusitada aventura vivida por Nino e sua esposa, mais Gurgel, em meio a uma Campos quase deserta, na primeira hora de uma fria madrugada...