"Ao fim das crônicas conheça os poemas do autor"

...

domingo, 1 de dezembro de 2013

A LONGA PENA (SEM CULPA) DOS APOSENTADOS

O sadismo é uma coisa impressionante inerente a este governo. O povo sofre com o péssimo atendimento médico; as crianças sofrem com as escolas em péssimas condições e com a falta de professores. O tráfico toma conta da sociedade. E, pouco ou nada é feito; quando muito, medidas contrárias ao bom senso, à ética e a forma de governar, conforme as contratações de médicos estrangeiros, quando o certo seria dar condições adequadas a profissionais brasileiros, além da implantação de escolas de Medicina em locais mais distantes. Mas, não... acabam não exigindo o necessário dos médicos importados: o domínio da língua, e o mais grave o exame “revalida” já que vão trabalhar com seres humanos. “Dá só um tempinho que o povo cansa de reclamar, a mídia para de comentar e tudo volta ao normal” parece ser o seu lema.
    Agora, vem mais um “grande benefício”: o empréstimo para os compradores de imóveis, encherem suas casas com móveis e eletrodomésticos. Como vão pagar esses empréstimos, é o que menos interessa ao governo. Pois, para isso eles dispõem de polícia para retomar os objetos, e para desocupar as casas, se necessário. Não sei como essa gente vai pagar esse “santo” benefício. Mas, sei muito bem quanto o “generoso” empréstimo consignado, que ele criou para captar da pouca renda dos aposentados, funciona: depois de comprometer 30 por cento de uma já defasada aposentadoria, em intermináááááaveis, (igual ao benefício que uma famosa lâmina de barbear) prestações mensais. Ou seja, cada mais aperta a corda no pescoço do infeliz idoso.
    É engraçado como políticos, membros do judiciário, e do executivo tem o direito de reajustar seus vencimentos, e ainda os levam para a aposentadoria, intocáveis! Muitos, além dos reajustes da ativa, ainda vão receber promoções mesmo na reserva. Enquanto eles, os que mandam, cínicos e sádicos, riem na cara daqueles que nada podem fazer...
    Alegando que se pagar o justo aumento aos aposentados, a Previdência quebra, viram-lhes as costas. E, ficam com a faca e o queijo nas mãos, pois, os velhinhos e as velhinhas não tem forças para gritar em manifestações, para dar prejuízo aos comerciantes, bancos, ou ao governo, nem para envergonhar a polícia, tantas vezes acuada ou ferida por manifestantes que, em muitos casos, parece mesmo apoiados pelo governo, para silenciar aqueles que trazem para as ruas as suas justas e honestas reclamações.
    Janeiro vem aí. Será que dessa vez o governo vai olhar para os aposentados com olhos mais humanos, pois, dinheiro para tanta coisa menos importante, ele tem; ou vai penalizar mais uma vez os aposentados – que trabalhou duro e honestamente – como criminosos, passiveis de pena até o fim da vida.