"Ao fim das crônicas conheça os poemas do autor"

...

sábado, 26 de setembro de 2009

PODE!... E NÃO PODE!...

Vou me valer do chavão que a comediante Fabiana Karla utiliza com muita graça no programa Zorra Total: ...Pode!!! e ...Não pode!!!
1 - Aumentar o número de vereadores do Brasil de 51.748 para 59.791... PODE!!!
2 - Aumentar o salário dos ministros do Supremo Tribunal Federal, de R$ 24.500,00 para 25.723,13... PODE!!!
3 - Atualizar o rendimento do aposentado pelo INSS que ganha acima de 1 salário mínimo, pelo valor que começou a receber quando foi aposentado... NÃO PODE!!!
Tomei esses três fatos como ilustração, da mesma forma que poderia utilizar-me de tantos outros que a todo instante o governo ou seus representantes agem para beneficiar grupos, classes, políticos ou partidos, deixando sempre o povo relegado a segundo plano.
Na novela “Senhora do Destino” Flavio Migliaccio faz um aposentado que padece de alucinações por dois motivos: primeiro, por conta da “sua” morenaça (Elisangela), que morreu e que ele julga que vai reencontrá-la a qualquer momento. Segundo, por conta da sua aposentadoria. Como o personagem, o brasileiro aposentado que recebe acima de 1 salário mínimo, de certa forma, também padece dessa alucinação: distúrbio emocional proveniente da frustração de assistir anualmente à desvalorização da tão sonhada aposentadoria.
Quando se está no poder, a pessoa pode conceder aumentos à sua vontade, beneficiando mais aquele que poderá lhe dar algo em troca, e punindo, injustamente, aquele que não obstante o que já fez pelo país, hoje já não tem muito a oferecer... Os ministros do Supremo Tribunal Federal que já não ganham pouco, foram beneficiados com mais um aumento, o que fatalmente fará com que ocorram reajustes em cascata até o mais simples funcionário de um cartório de justiça. Sem contar os outros poderes que, também exigirão equiparação salarial...
É de se estranhar também o empenho dos nossos parlamentares no sentido de brigar pelo aumento do número de vereadores do país que, na maioria das vezes, nada fazem a não ser aprovar as contas do executivo municipal, conceder comendas e usufruir de benesses.
A real situação do aposentado brasileiro é bem diferente do humor da nossa televisão. Pois, enquanto nesta o “PODE!... NÃO PODE!...” dá prazer, provoca risos, na insensível e muitas vezes cruel realidade do governo o mesmo tema pode causar dores e sofrimentos a quem honestamente cumpriu a sua parte como cidadão brasileiro! E, para um governo adepto ao “toma lá dá cá”, chegado a uns conchavos e que protege Sarney, Dilma e outros do mesmo nível, e que trata o aposentado de maneira severa, dura, como se este fosse responsável pela bandalheira e pela farra com o dinheiro público, só me resta, revoltado, dizer... NÃO PODE!!!