"Ao fim das crônicas conheça os poemas do autor"

...

domingo, 29 de agosto de 2010

FICHA LIMPA x TIRIRICAS

Eu gostaria hoje de fazer uma crônica bem festiva que retratasse a minha felicidade pela marca dos 5000 acessos alcançada por este blog recentemente. Mas, como fazê-la? Não vou ser tão pessimista ao ponto de dizer que não há nada de positivo no panorama nacional. Há, sim. A Lei da Ficha Limpa está aí, e a moralidade dá sinal com a punição de políticos reconhecidamente corruptos. Mas, cabe aqui uma perguntinha: a lei não deveria ser para todos?...

É sempre bom quando a gente vê uma semente do bem ser plantada. Quem sabe não teremos, um dia, um congresso composto por pessoas íntegras, bem intencionadas, com o firme propósito de lutar pelo país? Coisa que hoje em dia contamos nos dedos. Amanhã, quem sabe, poderemos contemplar uma casa de parlamentares à altura do Brasil e do que ele se propõe a ser daqui para a frente no cenário internacional.

Porque, convenhamos: como confiar num congresso composto por deputados como Dedé, Tiririca e Batoré, Maguila, Romário, Vampeta, Marcelinho Carioca, KLB, Reginaldo Rossi, Frank Aguiar, Renner, Simony, Pedro Manso, Netinho de Paula, Mulher Pera (apoiada pelo senador Suplicy!) Tati Quebra Barraco e Ronaldo Esper...??? A eleição desse elenco, desse time, dessa trupe, seria uma consagração ao que existe atualmente: um grupo de interesseiros que pouco ou nada fazem, a não ser encher os seus bolsos e os da sua família com o dinheiro do contribuinte e com repetidas falcatruas...

Por parte do TSE deveria haver mais rigor no registro de certas candidaturas. Principalmente com o surgimento da Lei da Ficha Limpa que parece querer dar uma melhorada na imagem do combalido congresso.

É bem verdade que no mesmo saco em que foram colocadas as “figuras” acima, existem profissionais sérios como Stephan Nercesian e Wagner Montes, que já demonstraram não estar fazendo política apenas pelas benesses que ela oferece. Há neles o idealismo de que o país precisa.

Sinceramente, eu sinto vergonha de participar de uma eleição onde um candidato faz assim a sua propaganda: “Eu sou o Tiririca da televisão. (como se a televisão fosse um milagre que abrisse qualquer porta.) O que faz um deputado federal? Na realidade, não sei. Mas vote em mim que eu te conto. (E conclui triunfal!) Tirica, pior do que tá, não fica!” Aí entra o forró, ele dança e tudo é festa!

Tenham paciência, senhores. Em época de FICHA LIMPA, permitir palhaçadas de despreparados e de aproveitadores que fazem qualquer negócio por dinheiro é uma lástima, que o Brasil e o povo brasileiro não merecem!