"Ao fim das crônicas conheça os poemas do autor"

...

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

POR QUE BRUNO AINDA RI?

Ambição. Fama. Dinheiro. Poder. Orgia. Crime. Banalidade. Rotina.

Diante do riso sem graça do goleiro Bruno nas suas entradas e saídas dos estabelecimentos e veículos policiais de Minas, numa exposição talvez até maior do que a desfrutada no seu tempo de Flamengo, me surpreendo com o espanto do povo e da mídia! Levando em conta o bárbaro crime em que ele se encontra envolvido e a radical mudança de vida que experimenta o jogador, alguns dias atrás muitos perguntaram: “Por que Bruno ainda ri?

Para mim, não tem mistério. Ele ri porque no Brasil nós todos fazemos parte do grande circo da impunidade, do endeusamento, do “faça o que quiser, você pode”, do “levar vantagem em tudo”, do absurdo sobre todos os aspectos, que coloca no mesmo palco, na mesma novela, no mesmo picadeiro social, ao lado gente simples, de bem, personagens que usam e abusam do direito de se envolver em atos criminosos, indiferentes a uma Lei que deveria ser para todos, mas que, por tradição, muitos a consideram “apenas” para Pobre, Preto e Prostituta...

Para todo bom espetáculo, são necessários ótimos diretores (muitos contratados a peso de ouro!) para que, ao final, produzam os resultados esperados por seus clientes... No espetáculo circense como na vida real (e, atualmente acontecem tantos, com desfechos trágicos para a mulher!), um talentoso “diretor” procura orientar cuidadosamente o show, alterando o rumo do roteiro; não permitindo que seus atores falem mais; mudando scripts; arranjando até novos elementos, como uma sósia da personagem principal, para confundir a história... Tudo para anular um ato de selvageria digno do esquadrão da morte ou do cangaço, o que, na sua visão, seria “o máximo” para o espetáculo e, obviamente... para a sua trajetória profissional!

Apesar do terrível e cruel script inicial, do cuidadoso aparato policial e do dinheiro que o contribuinte paga para a realização desse milionário espetáculo, Bruno ainda ri! Por quê? Seguramente, não há razão. Mas, a gente se esquece que ele nasceu e participou de um evento criminoso... no Brasil! E, quem, neste país, tendo poder através do dinheiro ou da fama, precisa se preocupar com a Justiça?

Diante da impunidade que campeia na nossa sociedade, “celebridades” do tipo políticos, jornalistas, empresários, juízes, funcionários públicos, fazendeiros, religiosos, atletas, artistas, gente da mídia ou com muito dinheiro, desde muito tempo desrespeitam sistematicamente a nossa legislação... passando por cima dos nossos códigos, que parecem ter sido criados exclusivamente para incriminar os miseráveis, os sem força e os sem voz... Sim, porque aqui, quem tem dinheiro, e pode contratar advogados famosos, ou renomados escritórios, não precisa se preocupar com o que reza a Lei. O crime, como um mal estar passageiro – garantem esses agentes da Lei – para uma pequena parcela da sociedade, tem preço! Logo, logo, para os seus clientes, tudo estará resolvido, e eles ganharão vida nova, com... ficha limpa, e tudo o mais que o dinheiro possa comprar!