"Ao fim das crônicas conheça os poemas do autor"

...

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

FILHO NÃO É UMA COISA QUALQUER

Ultimamente, tenho me chocado muito com a maneira como as nossas crianças tem sido tratadas. O caso mais recente – do menino Joaquim – causou estarrecimento, apesar de fatos dessa natureza já estarem se tornando rotina nos programas policiais das nossas televisões. Cada dia que passa nos deparamos com mais acontecimentos cruéis semelhantes.
Não sou filósofo, religioso, educador, nem alguém “mestre” ou “doutor” no tema. Mas, acredito que alguma coisa deveria ser repensada para que erros familiares traduzidos em ciumadas, frustrações, irresponsabilidades, desvios psicológicos, vicio em drogas, erotismos exagerados – falta de Deus, principalmente! – não continuasse a produzir notícias tão profundamente tristes quanto a desse garoto...   
Gente, filho diante da magnitude da sua concepção, é coisa para ser pensada quando a união do casal já estiver solidificada e não restem dúvidas quanto à escolha, e não de qualquer maneira, num alegre “ficar” de um mega show qualquer, regado a “sei lá o que”... Semelhante à criação do Deus, a concepção nos torna coparticipe da Sua obra ao gerarmos um ser a nós semelhante. Daí, o respeito com que o fato deve ser tratado. Planejado com amor, o novo ser deve ter a atenção e o carinho do casal sempre: do berço ao Jardim de Infância; das travessuras de criança à responsabilidade de jovem; das primeiras letras ao curso técnico ou à universidade que lhe abra o caminho da vida profissão, é essa a missão dos pais. FILHO não é uma coisa qualquer, que possa ser descartada, jogada no lixo, ou eliminada por qualquer problema inerente à criança ou, muito mais grave ainda: problemas inerentes aos seus pais.
No momento em que já se vislumbram as festas natalinas, quando os nossos corações se regozijam com a chegada do menino Jesus, elevemos a Deus as nossas preces! Que o inocente Joaquim (tão brutalmente sacrificado!) tenha a recepção que merece nos céus. E que a nossa pátria pare de produzir tanta coisa ruim como passou a fazê-lo ultimamente.