"Ao fim das crônicas conheça os poemas do autor"

...

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

AMIGOS E FOTOGRAFIAS

Aprecio bastante fotografias, assim como cultivar amigos. Fotos de familiares, e depois de amigos, sempre foram um hobby para mim. A minha esposa, de quem consegui realizar belas fotos, faleceu no ano 2000. A essa altura eu fazia parte de dois movimentos culturais na cidade de Campos – a Academia Pedralva e o Café Literário – o que muito me ajudou a enfrentar “a barra” do doloroso acontecimento. Em ambos os movimentos pude constatar que, quem não pode ter “um milhão de amigos” conforme Roberto Carlos, pode certamente cultivar algumas dezenas de “amigos de fé, irmãos e camaradas”. É o que tem acontecido comigo – graças a Deus! – nos rincões que me cabem deste imenso Brasil: Campos, Mossoró e Natal. A saudável convivência com grandes amigos, resultaria em grandes momentos fotográficos.
Como a vida me deu o privilégio desta coleção maravilhosa coleção, não custa nada reparti-la com os meus mais novos amigos – muitos dos quais provavelmente nunca conhecerei pessoalmente! – que são aqueles que me dão a honra de visitar este blog. São fotografias de lançamentos dos meus livros, encontros na Academia Pedralva e outros momentos informais com familiares e pessoas que me são muito caras.
A autoria das fotos é de Avelino, Viviane, Sobral, dos meus filhos Roberto e Rodrigo, e de amigos mossoroenses e natalenses, autores de momentos marcantes da minha vida cultural. Passemos, então, a alguns desses registros fotográficos...


Aqui, com o poeta Antonio Roberto, na sua memorável criação: o Café Literário.



Com o saudoso escritor campista Waldir Carvalho e D. Zeni.


Em Mossoró, com Dorian Jorge Freire, de saudosa memória, fonte de inspiração para o meu trabalho como cronista.



Ainda em Mossoró, com o grande incentivador das letras mossoroenses, saudoso professor Vingt-um Rosado.



Em Natal, em conversa informal com o mano Tarcísio e o sobrinho Bruno.




No stand da Academia Pedralva, na 5ª Bienal do Livro de Campos, com o então prefeito Alexandre Mocaiber, e o então presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, professor Luiz Guilherme Fernandes.


Na Academia Pedralva, os grandes eventos terminam sempre numa foto coletiva. Aqui, na posse da acadêmica Jaélzia Denise (a 3ª a partir da direita).



Em Natal, a família prestigiando o lançamento do meu livro “Em Família”



No Sebo do Canindé, em Mossoró, com um grupo de poetas e intelectuais locais.



“Sêbado” é o título original deste sebo que funciona aos sábados. Na foto com o seu proprietário, o dentista Marcus Pereira, e Canindé, no lançamento do meu livro “A Ponte” em Mossoró.



Em encontro informal em Mossoró, com o cronista José Nicodemus e o grande cordelista brasileiro do momento, Antonio Francisco.


Com meus amigos e ídolos em Campos: a poetisa Lysa Castro e o poeta e comunicador mais antigo da radiofonia brasileira, José Florentino Salles (86 anos).

Obs.: Para o trabalho fotográfico que ilustra a crônica de hoje, contei, mais uma vez, com a colaboração do estúdio do meu amigo e maior fotógrafo de Campos, Dib Hauaji.