"Ao fim das crônicas conheça os poemas do autor"

...

domingo, 25 de outubro de 2015

A ILIBADA “PRESIDENTA”

         Num discurso que pronunciou recentemente na abertura do congresso da CUT, em São Paulo, “a presidenta” saiu-se com esta: "Quem tem força moral, reputação ilibada e biografia limpa suficientes para atacar a minha honra?" Num grande nervosismo,  falando um texto não sei por quem escrito, ela, sem querer, “jogou no ventilador” ofensas, não apenas para a Oposição, mas para o país inteiro. Sim, porque não é apenas a oposição que discorda do seu modo de governar. As pesquisas estão aí para mostrar o total descontentamento do povo brasileiro sobre o seu governo.
         Não é a toa que a toda hora tem gente “pulando fora do seu barco”, antes que o mesmo afunde. O que era para ser um projeto bolivariano, independente do custo ou maneira como conseguir, hoje não passa de espetáculo circense de 5ª. categoria, aplaudido por plateia paga, patrocinado por um governo “tampão” que veio para esquentar a cadeira do seu “guru” para a próxima eleição. Na tal reunião, não estiveram presentes o Maduro, nem o Morales; os Castros também não mandaram representantes. No entanto, a figura patética do Mujica dava apoio ao tal sonho lulista que confundiu o povo, e que quase acaba com o Brasil.
         Os questionamentos da “presidenta”, não deveriam ter sido feitos pela televisão para o povo pacífico que suporta a tudo, esperando que, no fim, a situação melhore e haja condição de vida razoável (pelo menos!) para todos. Não. Os questionamentos eram para ser feitos ao seu partido, aos da coligação, aos presidentes das nossas casas parlamentares e seguidores que ainda debatem em eloquentes discursos para defender o indefensável.
         Tem uma música de Chico Buarque, “Geni e o zepelim” se não me engano, que não sei porque razão, veio à minha cabeça depois daquele dramático pronunciamento da “presidenta”. Não era para ninguém jogar nada nela, não. Longe de mim esse ato... de qualquer forma, achava melhor que a presidente fizesse o seu questionamento na Câmara Federal, onde outro “reinado” está chegando ao fim... o “rei” de lá, que já foi amigo íntimo da “presidenta”, salvando-a algumas vezes, com a sua galera do “toma lá, dá cá”, de situações vexatórias, terá, provavelmente, respostas salvadoras, ele que luta já há algum tempo para desmentir o que não tem jeito. Quem sabe? De repente, os dois poderão se salvar ou... se afundarem de vez...
         Voltando à sua pergunta, “presidenta”, já que ela, embora feita com endereço certo, foi transmitida para todo o país, devo dizer que conheço muitos cidadãos que possuem “força moral, reputação ilibada e biografia limpa”, sim senhora! – itens que, por sinal, deveriam ser obrigatórios a todos aqueles que almejam um dia entrar para essa tão desacreditada política brasileira!