"Ao fim das crônicas conheça os poemas do autor"

...

quinta-feira, 12 de julho de 2012

OBRA LITERÁRIA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS

Caros leitores e amigos,

A prefeitura de Campos dos Goytacazes divulgará ainda este ano (provavelmente na Bienal do Livro, em setembro) um trabalho sobre autores campistas ou aqui residentes, que está sendo preparado, na Internet, pela pesquisadora Dilcéa Smiderle, com a colaboração do mecenas das letras de Campos, Dr. Wellington Paes.

Adianto aqui a referência ao meu nome no citado trabalho:

AUTORES CAMPISTAS


José Gurgel dos Santos


Nasceu em Mossoró (RN), em 27 abril de 1944. Filho de Juvenal dos Santos Sobrinho e de Dalila Gurgel dos Santos. Após o término do curso científico, deixa seu estado natal, em 1965, para tentar a sorte no Rio de Janeiro, meta de tantos jovens daquela época.

Trazendo consigo seus escritos de adolescentes amarelados na bagagem, encontra o Rio em convulsão, com a batalha dos estudantes contra os policiais da Ditadura Militar. Faz cursinho pré-vestibular para Medicina, mas não obtém aprovação. Época de empregos fartos, passa num concurso para a Embratel.

No final dos anos 1970, com os filhos crescendo e já vislumbrando dificuldade na sua educação na capital, transfere-se para a Planície Goitacá — terra da esposa— onde assume uma vaga na Junta de Conciliação e Julgamento (TRT). Trabalhando na Junta, vê surgir um novo concurso para o Banco do Brasil. Como esse sempre fora o seu sonho de criança, enfrenta o concurso, passa, e vai assumir em Macaé, onde permanece por dois anos.

No Banco, que, devido a transformações políticas, nem de longe era mais "aquele dos seus sonhos", José se inscreve em concursos literários, dentre os quais o de poesia, patrocinado pela Febraban. Consegue classificação e publicação do poema "Como um Passarinho" no livro "Banco de Talentos", 1995. Retirando do esquecimento seus poemas de adolescente, compõe o primeiro livro de poesia — Sobrevivências, de 1996. Nesta época, passa a escrever a crônica semanal "Painel do Gurgel" para o jornal "Monitor Campista", inspirada no trabalho do jornalista mossoroense Dorian Jorge Freire.

Em 2009 cria o blog "Painel do Gurgel", onde busca escrever crônicas e poemas

É membro da Academia Pedralva Letras e Artes, da qual chegou a ser presidente. Como cronista, já colaborou com os jornais "Monitor Campista" e "O Diário". É participante assíduo do projeto Café Literário.

Crente em Deus, sonhador, mas com os pés no chão, retrata sempre as inúmeras transformações sofridas pelo planeta, como a poluição atmosférica, com suas nefastas consequências; o salto dado pela mulher no mercado do trabalho; a computação e o desemprego que vem causando; entre outros problemas atuais do mundo, retratados ora em crônicas, ora em poemas.


Obra:


Sobrevivências (poesia) – 1996

Em Família (poesia) – 2002

Nativo – Uma declaração de amor ao Brasil (poesia e prosa) – 2004

Antologia de poetas e prosadores da Academia Pedralva Letras e Artes (coautor) - 2005

A ponte (crônica) - 2007

Revista dos 60 anos da Academia Pedralva Letras e Artes - 2007

Via Internet (crônica, poesia e poesia de amigos) - 2011