"Ao fim das crônicas conheça os poemas do autor"

...

sábado, 26 de março de 2016

V E R G O N H A (A QUE PONTO CHEGAMOS!)



        Devemos estar aos frangalhos. Sim, porque chegamos ao ponto de sermos ameaçados de invasão, por Evo Morales, da Bolívia, caso Dilma sofra impeachment ou Lula seja preso! Eu não sabia que ele era tão poderoso assim!... Isso é sinal de que as coisas não vão nada bem no nosso país. E verdade que essa situação não é de hoje. Mas, esta agora aguarda uma solução há mais de 10 anos.
        Conheço um dito popular que diz: “Cria fama e deita na cama”. Pois, acredito que esse ditado tem tudo a ver com a nossa crise. Os nossos governantes – a atual e o ex – pertencem a um partido que levanta a bandeira da luta pelos mais pobres, tirando muito proveito dessa política. Quando assumiram o governo implantaram alguns programas sociais interessantes, o que os ajudou a conquistar 4 mandatos. Mas, apesar de 40 ministérios (quando é sabido que dá para se governar com pelo menos a metade disso), pois bem, apesar de tantos ministérios, seus programas fabulosos foram aos poucos fracassando. Parece que desconheciam a palavra planejamento. Um conjunto de moradias do programa “Minha casa, Minha vida”, inaugurado recentemente em Maricá/RJ, por exemplo, foi invadido com a primeira chuva mais demorada, causando enormes prejuízos aos seus moradores. Como este, outros programas como os da Educação, não cumpriram completamente as suas metas.    
        Mas, era preciso manter o programa do partido de continuidade no poder, com inúmeros projetos faraônicos – a sua vitrine! Por isso não hesitaram em utilizar-se do erário nacional como propriedade sua e, jogando com as grandes empreiteiras nacionais, instituíram a cobrança da propina, o que lhes dava uma tranquilidade financeira. Já escolados com a corrupção do “Mensalão”, atuavam agora no “Petrolão” e, parecia ir tudo bem, com bastante dinheiro oriundo da Petrobrás, para comprar deputados, pagar caros advogados e contratar gente para aplaudi-los.
        Julgando-se mestres na “malandragem”, achavam que tinham nas mãos: o Supremo, o Senado e a Câmara dos Deputados. Só que eles não contavam com a astúcia do filho do Cerveró, que numa manobra astuciosa derrubou o líder do partido no Senado e abalou todo o seu planejamento de “governo para sempre”. Foi aí que entrou em cena a habilidade o conhecimento técnico e o patriotismo do Juiz Sérgio Moro, que aos pouco foi descobrindo e derrubando todas as armações criminosas do partido e seus líderes, levando para a prisão políticos e donos de empreiteiras.
        Restou ao ex-presidente, chefe do esquema, esbravejar feito um alucinado em frente às câmeras, falar impropérios através de telefonemas a partidários e denegrir a imagem dos Ministros do Supremo, dos Senadores e Deputados a quem eles julgavam subordinados, em razão de favores, mimos ou propinas oferecidas.
        Pobre país o nosso! Tão mal administrado por pessoas que vão para Brasília ganhar dinheiro fácil ou, o que ainda é pior, enganar a boa fé das pessoas mais necessitadas oferecendo-lhes propostas duvidosas que resultam em enriquecendo ilícito com o dinheiro do contribuinte brasileiro.