"Ao fim das crônicas conheça os poemas do autor"

...

domingo, 7 de novembro de 2010

RACISMO

Qualquer forma de racismo é nociva ao ser humano. Quem se envolve com essa prática, principalmente utilizando-se desse instrumento aparentemente inocente e tranqüilo que é a Internet, ou quer aparecer, ou não tem idéia do dano que pode causar à sociedade. Estou me referindo, obviamente, à estudante (de Direito!) que apareceu na Internet culpando os nordestinos pelos males feitos a São Paulo e pelo resultado da recente eleição presidencial.

Não vi fotos dessa jovem. Pela idade, se é o caso de querer aparecer, acredito que ela teria outra maneira de fazer sucesso, a exemplo da jovem do micro-vestido cor-de-rosa de universidade paranaense, que foi selecionada para um programa televisivo e já faturou um ensaio sensual, descobrindo, assim, um modo fácil de ganhar a vida...

Se essa moça não tem idéia do que está fazendo, eu posso lhe enviar material fotográfico sobre o extermínio de judeus pelos nazistas, na II Guerra Mundial, para ela sentir o que representa essa loucura do ser humano, essa escalada do ódio contra irmãos. Não sei do grau de influência em que ela está envolvida. Talvez, as cenas dantescas a que me refiro, dependendo do que lhe vai na cabeça, até aumente o ódio pelos nordestinos, a quem ela gostaria de ver afogados, e mude de idéia para a câmara de gás... Acorda, menina!

São Paulo é muito diferente! Uma cidade que acolhe tão bem gente de todos os lugares do Brasil e do mundo de repente também produz figuras estranhas, alienadas (aparentemente, sem família e sem Deus!) querendo aparecer, fazendo o que eles julgam mais fácil: perseguir, nordestinos, negros, gays e outras minorias. Enganam-se profundamente esses grupos, engana-se a mocinha da faculdade de Direito (como agiria uma advogada com uma mentalidade dessas, hein?). Eu aconselho a pessoas ou grupos como esses, a trocarem um pouco de lugar com esses trabalhadores, acostumados desde cedo à dureza da vida. Botar o capacete e irem para as obras; suar o uniforme; buscar um significado para a sua existência. Sentir o gosto do seu salário suado no final do mês. Amar. Constituir família. Pensar em Deus.

Sinceramente, acho que o que está faltando a certas pessoas ou grupos de São Paulo é justamente isso. Desconhecendo o valor do trabalho, por comodismo ou má educação, elas se apegam a idéias radicais, extravagantes, buscando nos mais fracos(?) um motivo para aplacar as suas frustrações...