"Ao fim das crônicas conheça os poemas do autor"

...

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

AFORISMOS

         Há, pelo menos três citações de estadistas que fatalmente vem à nossa memória, em razão das verdades ali contidas e quando nos deparamos com o quadro político que estamos vivendo no Brasil. Abraham Lincoln, por exemplo, deixou para a história esta preciosidade:“Você pode enganar uma pessoa o tempo todo; algumas pessoas por algum tempo; mas não consegue enganar todas as pessoas por todo o tempo.” Significando que a VERDADE prevalecerá e um dia virá à tona. Muito embora, no nosso país ela demore muito e sejamos obrigados a conviver com a desfaçatez, com mentirosos tirando onda de bons moços sempre. Já existem até quem ache que a mentira repetida acabe virando verdade...
         Outra citação, na mesma linha da anterior, esta do notável jurista brasileiro Rui Barbosa, que diz: “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.”
Nós vivemos um momento que é o próprio retrato desta citação, ou seja a ausência da honestidade e da honradez no homem público brasileiro. Infelizmente, desde o início do século passado quando a sua voz foi atuante no cenário brasileiro, até os dias atuais, “a coisa” só tem piorado, piorado, piorado... O cidadão trabalhador, cumpridor das suas obrigações, é hoje em dia obrigado a viver preso em sua casa, enquanto a bandidagem toma conta das ruas. A nossa lei em geral não pune o necessário e não se adapta às novas realidades como deveria, enquanto os políticos, cada vez mais corruptos, fazem dos seus mandatos a chave para a bandalheira, o crime e, cientes, da impunidade, riem na cara do trabalhador honesto.
         Por fim, vem do presidente John Kennedy a última citação, que encaixa perfeitamente na nossa “carapuça”: “Não pergunte o que seu país pode fazer por você. Pergunte o que você pode fazer pelo seu país.” Gente, o Brasil é o nosso bem maior e não pode ser espoliado da maneira como está sendo. É só escândalos de corrupção a toda hora! Um atrás do outro! Patrocinados pelo poder Executivo que, invariavelmente, nega, muda de assunto, ou quando não tem mais saída, escolhe subalternos para bode expiatório livrando assim a cara  dos dirigentes, dos líderes. Enquanto isso, filhos, amantes, amigos, partidários são altamente beneficiados com o dinheiro público que, ao invés de cuidar da segurança, da educação, da saúde do brasileiro como deveriam ser cuidadas, beneficia o crime, a corrupção, a desonestidade.

         “Até quando, oh Catilina, abusarás da nossa paciência?” – Cícero.   

Nenhum comentário: