"Ao fim das crônicas conheça os poemas do autor"

...

terça-feira, 26 de agosto de 2014

O MODELO TIRIRICA

          Cantores que já conheceram a fama querem ser nossos representantes no parlamento; jogadores que também já foram famosos querem ser nossos representantes; ex-BBBs, aventureiros que tiveram seu espaço na mídia, querem ser nossos representantes; palhaços, artistas “pornôs”, dançarinos, figuras extravagantes, todos que tiveram um dia os seus momentos de fama, a maioria sem nenhuma atuação política, querem ser nossos representantes... Apreensivos e impotentes diante de candidatos tão extravagantes, assistimos ao “carnaval eleitoral no país do futebol, do samba” e da pouca vergonha, em horário nobre na nossa televisão. Enquanto isso, os nossos candidatos a cargos eletivos mais altos, beneficiados por uma legislação eleitoral irresponsável, batem palmas, buscando capitalizar para a sua legenda o palhaço tal, a estrela de pornô tal o vagabundo tal, que possa lhe garantir a vitória nas urnas e a governabilidade tranquila no seu mandato.
         É incrível como em países sérios, apenas 2 partidos comprometidos com a Nação são suficientes para comandar o destino do país. Aqui, não. São dezenas e dezenas deles, e a cada dia aparece mais um “Zé Mané” para criar um novo, confiante nas “suas” ideias, achando que o Brasil comporta essa barafunda toda, quando na verdade, o que todos visam é a auto promoção e os benefícios que os conchavos, o “toma lá dá cá”,  e as maracutaias com os dois ou três partidos maiores (que se revezam no poder) com as suas jogadas mais sujas possíveis, possam lhes proporcionar.
         Getúlio Vargas foi ditador do Brasil por 15 anos e, tivemos, na sua gestão uma era de grande desenvolvimento. A Ditadura Militar, contra a qual eu, estudante no Rio, lutei nas ruas, apesar da sua TORTURA, condenável sob todos os aspectos, procurou dar um rumo no desenvolvimento da nação. Espero que não confundam o que estou falando... Quanto ao brasileiro, principalmente o da classe dirigente, pelo visto, não entende nada do significado da palavra Democracia. No nosso país, sobretudo no governo, esta palavra é confundida com “faça o que quiser, você pode”, corrupção, “toma lá, dá cá”, falta de vergonha na cara, “Lei do Gérson”, vale tudo comportamental, desrespeito às leis. Com uma agravante muito forte: enquanto o país se aproxima da acefalia total, seus dirigentes buscam outra forma de governo/ideologia, e cuidam mais de pessoas lá de fora do que da valorização do nosso povo. Julgam que para nós, cidadãos brasileiro, o velho lema de imperadores romanos “Panis et Circense” é suficiente. E tome bolsa tal, cheque tal, “tudo por um real”, grandes shows para comemorar isso ou aquilo. A impressão que dá é que não temos dívidas astronômicas nem dilapidação da nossa maior estatal para tratar; setores como saúde, segurança e educação estão às mil maravilhas; não existe corrupção, e, vai por aí... A verdade é que saímos de um período negro da violência da ditadura, para entrarmos na bagunça destruidora da chamada “democracia brasileira”.
         O partido dito “salvador” e que primou pela corrupção e esteve, quase sendo alvo de um impeachment,com o poder da máquina do Estado nas mãos, luta agora com todas as forças e artimanhas para se perpetuar no poder. A sua estrela maior, exibindo a cada apresentação eleitoral, modelos caríssimos, e penteados idem, dignos de atrizes hollywoodianas, tenta encobrir atitudes nada perdoáveis, tentando dessa maneira, a qualquer custo, continuar no poder.
         Próximo das eleições, lamento que uma morte prematura ceifasse tantas esperanças de mudança no nosso alquebrado quadro político. E, cidadão brasileiro que luta para sobreviver, só me resta buscar no hino inglês (GOD SAVE THE QUEEN!), inspiração para o momento atual do nosso país: DEUS SALVE O BRASIL!       

Nenhum comentário: