"Ao fim das crônicas conheça os poemas do autor"

...

quinta-feira, 10 de abril de 2014

BRASIL: "EU NÃO MEREÇO!!!"

       A morte do ator, diretor e dramaturgo José Wilker, um ser humano  reconhecido por todos pela sua dedicação à arte de representar, através de estudo constante e do trabalho dedicado ao cinema, teatro e televisão durante a sua vida, me levou – além de almejar para a sua alma um lugar de destaque entre os bons, os justos e os honestos que já partiram para outro plano – me levou, repito, a uma comparação que ele, como crítico de cinema sério, certamente, não gostaria de fazer: a comparação do consagrado ator, consciente da sua formação, com o amadorismo “fajuto” de políticos que, julgam que os seus interesses se sobrepõem aos da Nação.
       Esses senhores e essas senhoras deveriam fazer testes para o elenco da Globo, pois é incrível o que eles tem feito na Câmara e no Senado para ajudar o governo a tentar  sair de um iminente desastre. Causam incríveis perplexidades as suas interpretações para peças literárias cuidadosamente preparadas para eles interpretarem. Tem ex sindicalista, mulher de ator, membros de tradicional família paulista, os que fizeram teatro na juventude e confundem a realidade atual com a sua ambição, senadora que, de tão bela, deveria ser modelo, todos a seu modo fazendo caras e bocas, tentando salvar o que não tem remédio. E, esperneiam, gritam, tentam manter a arrogância do seu partido que hoje dirige o país de modo prepotente, a todo custo. Como se os seus interesses prevalecessem sobre os interesses dos cidadãos que os elegeram e fazem incríveis pronunciamentos, onde tudo é possível, desde que seja para evitar que a PETROBRÁS seja investigada numa CPI. E, é aí que entram as  interpretações “preciosas”: patéticas, quilométricas, quase indo as lágrimas...
       Pacientemente, o cidadão comum tratado pelo governo como débil mental (que lhe oferece esmolas e lhe tira a aposentadoria, a saúde, a segurança e os filhos, mortos por uma violência que não tem limites!) aguarda soluções para que o país possa sair do buraco em que o colocaram, e possa dar vida decente para a sua família. Ele é um expectador privilegiado que, nos dias de hoje, assiste sem sair de casa a dramas e comédias políticas. Basta ligar a televisão nos canais TV Câmara ou TV Senado. E, não se trata de risos provocados apenas pelo deputado palhaço, que é profissional do circo onde a regra é fazer rir ou chorar. Infelizmente, uma grande parte dos deputados e senadores, faz, como sempre fez, o jogo do governo. Não importando se a ideologia do poder combina com a sua, ou se seus correligionários padecem das suas ações interesseiras ou corruptas.
       Como na propaganda em que a modelo diz: “Eu não mereço ser estuprada”, eu tenho a certeza de que se o Brasil pudesse ir para a televisão fazer propaganda a seu favor, certamente diria: “EU NÃO MEREÇO PASSAR PELA VERGONHA INTERNACIONAL QUE ESTOU PASSANDO: COM TANTAS DÁDIVAS QUE ME FORAM CONCEDIDAS E TÃO MAL ADMINISTRADAS ATUALMENTE. SOCORRO!”

Nenhum comentário: