"Ao fim das crônicas conheça os poemas do autor"

...

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

O PARAÍSO É AQUI.

Há pouco tempo foi notícia na mídia que no Ceará uma cooperativa do ramo de confecções abriu um curso para costureiras com a finalidade de empregá-las. Terminado o curso a quase totalidade das participantes teria desistido do ofício, simplesmente, para não perder a tal Bolsa Família.

Por outro lado, é sabido que, de um tempo para cá, homens e mulheres do Brasil, mais precisamente os das roças, mesmo sem terem contribuído, começaram a receber aposentadorias comprometendo, como era de se esperar, os benefícios daqueles que pagaram à previdência durante toda a sua vida de trabalhador. Quem não vive o drama, pode até exclamar: - Como o Brasil está bem! Acabando com a pobreza... Amparando a velhice... Mas, estariam fazendo de maneira correta?

Creio que não. Ainda que vivêssemos sentados sobre montanhas de ouro e de diamante, por exemplo, o povo, os jovens principalmente, precisariam de instrução e de trabalho dignos para pagar a previdência e sustentar a si e à sua família. E, o Brasil possui um imenso interior que podia ser explorado, na busca de trabalho honesto... para o brasileiro.

Nós vemos que quando uma nova atividade é posta a funcionar, o trabalhador aparece. Com o seu entusiasmo, após rápidos cursos, torna-se apto à tarefa. O brasileiro não é malandro! Tanto que, só quando não vislumbra mais nenhuma saída para ganhar para o seu sustento, ele busca trabalho no tráfico, fomentando uma atividade onde o fim pode ser de duas maneiras: a morte ou a prisão. E, ao contrário de outros países que cobram a estadia do detento, dando-lhe opções de trabalho, ele aqui, na ociosidade que lhe é oferecida, tira férias por conta do governo.

É uma situação complicada. Enquanto isso, aqueles que obedeceram à lei e, rigorosamente, pagaram suas contribuições previdenciárias, vêem logo após se aposentar, o seu beneficio ser achatado, ano após ano. O que deveria ser um benefício perene, corrigido, não acontece. Parece que o objetivo da nossa previdência é nivelar todos pelo mínimo. Até porque quanto mais miséria, mais fácil fica oferecer programas sociais: “Cheque isso”, “Cheque aquilo”; “Bolsa isso, “Bolsa aquilo”; TUDO POR 1 REAL: farmácia, transporte, restaurante, o que você pensar... O Paraíso é aqui!

Falando sério. Fica até difícil o brasileiro insistir em viver com honestidade, pagando rigorosamente os seus impostos, confiando em quem tem obrigação de confiar. Mas, quem pensa que os beneficiários desses planos mirabolantes vão receber tudo de graça, está enganado. Periodicamente, vai ter que prestar contas. Nova data está chegando. Aqueles inocentes, diante de tantos “benefícios” recebidos, perguntam:

- Mas, precisamos pagar alguma coisa?

- Não. Vocês não precisam pagar, nada! Basta irem lá, na urna, e digitar os votos. Vocês já aprenderam a fazer tudo direitinho!...

Um comentário:

Lanna Caroline disse...

Ola sr. Gurgel. Como está?
Só escrevendo muito ( rsrsr).Quando o senhor vem por aqui de novo?
O senhor ler meu blog ,é um blog simples comparado com o seu ( rsrsr).
Abraços