"Ao fim das crônicas conheça os poemas do autor"

...

quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

DIFÍCIL, MUITO DIFÍCIL...

         Conservar o espírito cristão no período que antecede a data magna da Cristandade nos dias atuais é realmente uma tarefa difícil. Qual o cristão que está satisfeito com o que fazem com a nossa gente, o nosso país. Seja em grupo ou individualmente, os que decidem os destinos do Brasil, ignoram solenemente a situação do cidadão brasileiro: aquele que cumpre as suas obrigações, paga os impostos e tem apenas um desejo, que é: envelhecer com dignidade...
         Eu acho que estão confundindo as coisas. O governo entende que, com casa e alguns reais mensais, está resolvida a questão do brasileiro. Mas, o caminho não é por aí, todo o mundo sabe que o brasileiro precisa, em primeiro lugar, é de trabalho! Sentir o valor do suor ou no agito dos neurônios. Realizar-se como trabalhador, e ao final de cada mês, trazer para casa o sustento da sua família. O pior é que o nefasto desemprego que aqui se instalou, continua aumentando a cada índice.
         Saúde e Segurança são dois itens também essenciais para que possamos ter o mínimo de tranquilidade, o que não ocorre atualmente! A saúde anda em frangalhos, com hospitais fechando, e os que resistem, sem o mínimo de medicamentos que possam socorrer a população mais carente... Já a segurança, (o que é que eu posso falar?) para mim a segurança deixou de existir há muito tempo no Brasil. O que assistimos são bandos, quadrilhas atuando nas cidades grandes, ou no interior infernizando a vida das famílias detonando caixas eletrônicos matando, atacando a polícia e as famílias se acuando e a polícia se defendendo a seu modo, (muitas vezes com atos tão criminosos quanto os dos próprios bandidos).
         Confesso que nunca tinha assistido a um final de ano tão deprimente quanto este de 2015: inflação, depressão, violência, fome, drogas, caos social. O povo, no centro de tudo, se defendendo como pode, assistindo a morte de familiares, um terror! Enquanto isso, bem aparelhado (parentes e amigos bem aquinhoados!) o governo confia nas vantagens oferecidas, premia os que lhe forem favoráveis e condena radicalmente os que forem contra, os que “pularem do barco”, os que não concordarem com o seu “desgoverno”. E, em atitudes extremas, justifica-se taxando-os de traidores, de inimigos, mesmo os que já foram amigos íntimos defenderam suas propostas no parlamento.
         Confesso que para um cristão é muito difícil viver num clima desses. Teremos que ser cordeiros sempre? Perdoando sempre mesmo o que está errado?! Os “aposentados com mais de um salário”, são obrigados a se sentirem felizes com toda angústia desse achatamento do benefício, nenhuma expectativa de melhoria, justo na hora que mais precisam?
         Como cristãos, devemos festejar com alegria o Advento, a vinda do Senhor, certo! Porém, como brasileiros que vivemos os penosos dias de 2015, sabemos a caminhada está muito difícil!
         Feliz Natal para todos! E Dias Melhores para o povo brasileiro no ano que se aproxima!

sábado, 5 de dezembro de 2015

ALELUIA, BARGANHAS E VERGONHA NACIONAL

        Eu andava desanimado com o “andar da carruagem” do processo do “petrolão” que envolve Lula, Dilma, e o PT, principalmente. Não me dispunha nem mais voltar ao computador para escrever algo a esse respeito. Por quê? Porque apesar de todo o empenho do Juiz Sérgio Moro, dos procuradores, da polícia federal e de uns poucos parlamentares sérios, os resultados jurídicos são muito aquém do esperado. Apesar das delações, das devoluções de propinas milionárias, da clara evidência do crime contra a Nação, as ações quase sempre esbarravam no Senado, na Câmara, através das suas presidências comprometidas de alguma maneira com o projeto de poder ilimitado do partido, a custa de propinas e outras vantagens. Até mesmo no Supremo, havia situações duvidosas que davam a entender que a principal corte do país não desejava solucionar o problema da corrupção.
          Um fato novo, porém, me trouxe de volta ao blog. Refiro-me, obviamente, ao pedido de impeachment da “presidenta” da república, trazido a público pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha. E, se retorno ao meu velho computador para mais uma crônica política, o faço pelos jovens do Brasil, pelos meus filhos e neto, que precisam de um futuro mais digno para as suas vidas...
          A abertura do processo de cassação da presidente deveria ser um motivo de muitos fogos! Uma mudança cheia de alegria. O que, infelizmente, não chega a ser. Analisemos: Apesar de elaborado por dois eminentes juristas (um deles, fundador do PT), a referida peça jurídica que levou mais de 3 horas para ser lida na Câmara, só foi divulgada agora porque o presidente da casa (que responde a processo por quebra de decoro parlamentar) no seu joguinho de “gato e rato”, com a presidente da república, se sentiu ameaçado. Que vergonha! Nos últimos meses assistimos a frequentes ataques de ambas as partes, alguns, inclusive  insinuando quem cairia primeiro...      
       E, agora? O que o brasileiro assistirá, até o desfecho desta vergonha nacional? Acusações mútuas, ameaças e outras mazelas da nossa política, que só sabe agir em causa própria, na base da propina, do “toma lá, dá cá” e da falsa bandeira da “luta pelo povo”. Uma lástima! O Brasil que, em razão de tudo isso acha-se, economicamente, no fundo do poço, merecia coisa melhor! Lula parece que tinha razão quando chamou os nossos excelentíssimos representantes de “picaretas”! Ou eu estou errado!?...
      Sofredor, porém atento, o cidadão brasileiro permanece curioso, observando onde vai desaguar tanta lama política. Que Deus tenha piedade de nós!